ABDIAS NASCIMENTO
ITAÚ CULTURAL | 2016

 
 
 

ABDIAS NASCIMENTO

Abdias Nascimento (1914 - 2011) dedicou-se por inteiro à luta contra o racismo. Combateu em múltiplas frentes para valorizar a cultura africana e recuperar a autoestima do negro, bem como para desmentir a noção de que no Brasil se vivia uma "democracia racial". Foi dramaturgo, poeta, artista visual. Articulou grupos de pressão política, ações educativas, espaços de debate intelectual. 

A extensão das suas atividades é tão surpreendente quanto o fato de que, em tantas delas, precisou ser pioneiro. "Quem já não sentiu", pergunta ele, "a atmosfera de solidão e pessimismo que rodeia o gesto inaugural quando se tem a sustentá-lo unicamente o poder de um sonho?" Abdias soube resistir às debilidades de todos os princípios e criar coisas novas, "axés do sangue e da esperança". 

A exposição reuniu obras artísticas e itens do acervo do Instituto de Pesquisas e Estudos Afro-Brasileiros (Ipeafro), além de estar ligada a uma programação paralela que inclui conferências performáticas, leituras dramáticas e lançamento de livros. 

A curadoria da mostra é compartilhado entre o Itaú Cultural, Elisa Larkin Nascimento, responsável pelo Ipeafro e viúva de Abdias, o Vinicius Simões, que também assina a cenografia. 


Ficha Técnica

Concepção, Realização, Curadoria e Projeto Expográfico: Itaú Cultural, Ipeafro, Elisa Larkin Nascimento e Vinicius Simões
Projeto Executivo de arquitetura: Heloisa Vivanco Pires
Equipe de Produção: Itaú Cultural