bergman | ITAÚ CULTURAL | 2016

 
 
 

bergman | Por trás da máscara: 50 anos de persona

Esta exposição conta as origens, o processo criativo e o impacto de Persona (1966), do diretor sueco Ingmar Bergman (1918 - 2007). O material exibido abrange notas dos cadernos de trabalho do artista, trechos de roteiro e conteúdo fotográfico e audiovisual. 

Pela primeira vez apresentada fora da Fundação Bergmancenter, na Suécia, a mostra foi trazida ao Brasil numa parceria entre a instituição sueca, a 40a Mostra Internacional de Cinema de São Paulo e o Itaú Cultural. 

O Itaú Cultural e a Mostra Internacional de Cinema de São Paulo desenvolvem ações conjuntas desde 2012. Como nas edições anteriores do evento, parte das exibições será realizada também no Espaço Itaú de Cinema e no Auditório Ibiraquera, espaço gerido pelo Itaú Cultural. 

Bergman realizou cerca de 60 filmes de ficção e documentários, além de ter dirigido mais de 170 peças de teatro. Seu trabalho impactou diretores como Woody Allen e David Lynch, além dos brasileiros Walter Hugo Khouri, Rubem Biáfora e Felipe Hirsch. 

Nas suas obras, fala de identidade (é o caso de Pesona), da morte, do chamado “silêncio de Deus”, da sexualidade, da violência. Um repertório denso, mas, segundo o autor, não se trata tanto de entender - de analisar os filmes -, mas de senti-los. 


Ficha Técnica

Concepção: Fundação Bergmancenter
Concepção artística e curadoria: Helen Beltrame-Linné e Murilo Hauser
Consultoria artística: Fernando Nogari
Realização: Itaú Cultural e Mostra Internacional de Cinema de São Paulo
Projeto Executivo de Arquitetura: Heloisa Vivanco
Equipe de Produção: Itaú Cultural
Fotos: Heloisa Vivanco