CONCEIÇÃO EVARISTO
ITAÚ CULTURAL | 2017



ocupação conceição evaristo
Em um ano no qual apenas mulheres serão tema do programa Ocupação Itaú Cultural, chegou a vez de Conceição Evaristo. Trigésimo quarto nome nesta galeria de homenageados, a escritora mineira vem trazendo sua “escrevivência” - a escrita que nasce das vivências e do cotidiano, marca de toda a sua obra.
O espaço expositivo convida o público para entrar no mundo de Conceição Evaristo de forma sensorial. Por meio de uma narrativa audiovisual não cronológica, a história será contada tendo como mote o campo afetivo de criação da escritora.
Além de manuscritos de poemas e contos, compõem a cenografia da Ocupação cartas de familiares e amigos, objetos pessoais, obras que foram referência para Conceição. Pequenos fragmentos de um universo feminino, forte, inspirador e imenso.
Nascida em 1946 na extinta favela do Pindura Saia, no bairro Cruzeiro, em Belo Horizonte (MG), Conceição escreve há bastante tempo, mas só chegou ao romance de estreia, Ponciá Vicêncio (2003), cuja personagem- título carrega toda a favela prestes a acabar e tem a sua trajetória contada na exposição, desde o primeiro contato com a editora até o lançamento.
Ficha Técnica
Pesquisa, concepção, curadoria e realização: Itaú Cultural
Consultoria: Islene Motta
Projeto expográfico: Itaú Cultural
Concepção artística para projeto expográfico e roteiro audiovisual: Aline Motta
Trilha sonora da instalação audiovisual: Bruno Elisabetsky
As obras de arte em tecido que compõem a exposição são de: Janaína Barros, Lídia Lisboa e Rita Damasceno
Pesquisa: Marcos Florence Martins Santos (terceirizado)
Projeto de acessibilidade: Viviane Sarraf/ Museus Acessíveis
Projeto Executivo de Arquitetura: Heloisa Vivanco
Equipe de Produção: Itaú Cultural
Fotos: Ricardo Vivanco