O Tempo das Coisas _
Mostra Rumos 2017-2018 | ITAÚ CULTURAL

O Tempo das Coisas – Mostra Rumos 2017-2018
O ciclo de nascimento e morte é o que determina o tempo de uma vida. Mas até mesmo esse fim pode ser recriado, por exemplo, como a reprodução das espécies ou a existência em memorias e lembranças. Porque viver é se inventar e elaborar formas de se relacionar com o mundo, superando o que é determinado.
A teoria da autopoiese (do grego auto, “próprio”, e poiesis, “criação”), concebida na década de 1970 pelos biólogos e filósofos chilenos Francisco Varela e Humberto Maturana, norteia a escolha dos projetos explorados na exposição. Uma rede de processos que geram, com essas trocas, a mesma rede que as produziu, em um moto-contínuo de relações em que cada ser tem sua lógica
A criação amplia os limites da existência. Libera as coisas de seus conceitos. Traz poesia para a vida. Por isso, o Rumos Itaú Cultural acredita na criação como uma forma de manter vivo o ciclo de produção de arte e cultura brasileiras.
A mostra ocorreu no período de setembro a novembro de 2019. Com curadoria e expografia da equipe do Itaú Cultural, as obras foram exibidas no espaço expositivo, onde também estava publicada uma relação dos demais trabalhos, e em apresentações cênicas, musicais, audiovisual, debate e oficinas. O Ybá arquitetura colaborou no projeto executivo de arquitetura, desde a concepção, detalhamento e acompanhamento de montagem.
Ficha Técnica
Concepção, Realização, Curadoria e Projeto Expográfico: Itaú Cultural
Projeto Executivo de Arquitetura: Heloisa Vivanco Pires
Equipe de Produção: Itaú Cultural
Fotos: Antonio Gama