Jamaica, jamaica!
2018 | Sesc 24 de maio - SP

Jamaica, Jamaica! – Sesc 24 de maio _2018
Uma pequena ilha do Caribe adquiriu uma força extraordinária na história da música. Fonte de algumas das principais correntes musicais no cenário da música popular de hoje, a Jamaica vibra com criatividade, apesar de seu representante mais famoso, Bob Marley, muitas vezes ofuscar a riqueza de uma história e uma diversidade que vão muito além desse ícone universal.
A música jamaicana – com ramificações tão amplas quanto as do jazz ou do blues, cujas raízes mais profundas remontam ao tempo da sofrida escravidão – encontra suas origens nas heranças africanas alteradas pelo tempo e pelo contato com os colonizadores europeus, embora nunca tenham deixado de existir.
Desde a década de 1950, essas invenções audaciosas, surgidas nos guetos de Kingston, lançaram as bases de certos gêneros musicais urbanos contemporâneos, introduzindo no vocabulário musical de hoje termos como deejay, sound system, remix, dub, etc. – que muitas vezes apenas os especialistas conhecem.
Música sacra ou profana? Rural ou urbana? Militante ou ligeira? Voz dos sábios rastafáris ou dos meninos rudes do gueto? A exposição Jamaica. Jamaica! propõe-se a dar conta das múltiplas facetas da história da música jamaicana, dos conflitos pós-coloniais e dos reencontros que fizeram nascer um movimento universal e único no mundo, onde se entrechocam, com cum sound clash, os nomes de Bob Marley, Peter Tosh, Lee Perry, King Tubby, Studio One, Alpha Boys Shool, Haile Selassie I, Marcus Garvey, em estilos musicais tão variados como revival, mento, ska, rocksteady, reggae, dub e dandehall.
O impacto da música da Jamaica em outros países foi enorme, especialmente naqueles que, como ela, foram marcados pela diáspora africana. Mas no Brasil a coisa vai além, e não é exagero dizer que essa relação chega a lampejos de verdadeira simbiose. Assim, um segmento inédito foi incluído para dar luz à história de como a cultura jamaicana se recriou no país a partir de três estados nos quais sua presença se destaca: Bahia, Maranhão e São Paulo.
Jamaica, Jamaica! Reúne objetos, imagens e filmes raros encontrados em coleções privadas e museus da Jamaica, dos Estados Unidos, do Reino Unido e do Brasil. Dando a palavra aos artistas jamaicanos, a exposição soa como um grito, um apelo, por meio dessa música que se tornou a porta-voz da indignação de um povo e que leva sua súplica muito além das fronteiras da Jamaica, para torná-la a música mais popular do mundo.
Catálogo Virtual:
https://issuu.com/sesc24demaio/docs/brochura-jamaica-issuu-compressed
Ficha Técnica
Curadoria Sébastien Caryol Consultoria de Conteúdos Brasileiros Caio Csermak, Camila Miranda, Dj Magrão, Lys Ventura, Rodrigo Brandão, Stranjah Produção Expomus – Maria Ignez Zuccon Mantovani Franco, Roberta Saraiva Coutinho Coordenação de produção Patricia Prado Betti Queiroz Assistencia Evelyn Ariane Lauro, Luciana Lehfeld Daher, Leticia Mantovani Franco Ação educativa Acontemporânea Assistente Juliana Biscalquin Expografia Valdy Lopes Jn Assistentes Aliene Arroyo, Antonio Gama, Deborah Guimarães e Heloisa Vivanco Montagem Fina Manuseio Projeto de Áudio Visual Maxi áudio Identidade Visual e Projeto Gráfico Julio Dui.